Seguidores

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A HISTÓRIA DA FESTA DO HALLOWEEN E DO SACI



 É uma festa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos.  Realizada em grande parte dos países ocidentais, principalmente nos Estdos Unidos, herança dos imigrantes irlandeses, em meados do século XIX.
 A história tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão, 31 de outubro, os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. E para assustar estes fantasmas, colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas etc... 
 Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de "Dia das Bruxas". Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Santa Inquisição. E para reduzir a crença pagã na Europa Medieval, a Igreja criou o Dia de Finados, celebrado todo dia 2 de novembro.
 Devido a grande influência da cultura americana, através da televisão e de cursos de língua inglesa,  chega em nosso país    a festa do Halloween. Todavia o Brasil possui um grandioso folclores. E com esse pensamento de resgate a cultura local, no ano de 2005, o governo cria o "Dia do Sací".

Nenhum comentário:

Postar um comentário